Compartilhe

Vinhos – Acerte no Presente sem Errar na Escolha

Taça de vinho

Você é daquele tipo de pessoa que sempre fica em dúvida na hora de presentear um amigo, familiar ou colega de trabalho? Uma boa opção pode ser o vinho, uma forma elegante e diferente de surpreender. Além de poder ser servida em diferentes ocasiões, a bebida tem sido objeto de estudos que comprovam que ela faz bem para a saúde, ajudando na prevenção de doenças quando consumida moderadamente.

Na hora de escolher qual é o melhor vinho para determinada pessoa, é importante observar alguns aspectos. Se o presenteado, por exemplo, é uma mulher, vinhos frutados e leves têm mais chances de agradar, enquanto os homens preferem tintos mais encorpados.

Além do critério de gênero, outro ponto que deve ser analisado é a familiaridade que a pessoa presenteada tem com o assunto. No caso de degustadores experientes, os vinhos provenientes do Velho Mundo, como os espanhóis e italianos, são boas opções. Por outro lado, se a intenção é impressionar, você certamente irá agradar ao presentear com um clássico italiano.

Acompanhamentos e acessórios

Acompanhamento para vinho

Os mais experientes apreciadores de vinho sabem que todo bom vinho deve ser servido com um bom acompanhamento. No caso dos vinhos mais encorpados, queijos mais fortes são excelentes, pois seus sabores não se sobressaem em relação à bebida, enquanto peixes e frutos do mar são mais compatíveis com vinhos frutados.

Para proporcionar um cardápio completo ao seu familiar ou colega de trabalho que adora um vinho mais forte, presenteie-o com alternativas, como os queijos Roquefort ou Gorgonzola. Para vinhos mais leves, lembre-se das carnes brancas e dos peixes (bacalhau, salmão, e outros).

Além dos acompanhamentos, outra dica importante de presente são os acessórios. As taças de cristal, por exemplo, conferem requinte à degustação da bebida, enquanto os termômetros são ferramentas importantes para a sua conservação, já que a temperatura inadequada pode interferir em seu sabor. Você ainda pode presentear o seu amigo com kits de abridores e adegas, que mantêm o vinho melhor armazenado.

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

RECEBA DICAS POR E-MAIL