Compartilhe

Veja as Dicas de Presentes para o dia do Musicoterapeuta

Dia do MusicoterapeutaO musicoterapeuta utiliza a música como terapia individual ou em grupo no sentido de promover e facilitar a comunicação, a mobilização, o aprendizado, o relacionamento, a organização e a expressão. Esse procedimento tem o intuito final de atender a necessidades mentais, físicas, cognitivas, emocionais ou sociais do indivíduo. A musicoterapia utiliza a música ou algum de seus aspectos constituintes – harmonia, melodia ou ritmo – para alcançar os objetivos citados. A atuação do profissional é importante para pacientes com dificuldades motoras, com deficiência ou paralisia mental, para gestantes e idosos.

Para homenagear esse profissional, que leva cultura e saúde para a população, foi estipulado o dia 15 de setembro, considerado o Dia Nacional do Musicoterapeuta. A data foi criada em abril de 1991, pelo então governador do estado de São Paulo, Luiz Antônio Fleury Filho e era comemorada apenas naquele estado. Com o tempo, as homenagens se estenderam para todo o país.

Esse profissional tem que possuir conceitos de diferentes áreas, no entanto, ele é formado em curso de graduação específico. Sua formação conta com conhecimentos em canto, teoria musical, técnica de instrumentos melódicos, harmônicos e de percussão, noções de fisiologia e anatomia humana, filosofia, psicologia, dança, expressão corporal e artística, técnicas em grupo e metodologias de educação musical.

Há muitas formas de presentear o musicoterapeuta no seu dia. Que tal o novo álbum do cantor ou instrumentista que ele mais gosta? Outros bons presentes são aparelhos de som, DVD Players, MP3, etc. Você ainda pode oferecer para ele um bonito e prático IPOD, para que possa gravar as músicas que mais gosta ou as que necessita para seu trabalho. Assim o presente vai unir o útil ao agradável.

No dia 15 de setembro homenageie um musicoterapeuta, pois ele tem um cuidado especial com as pessoas e busca ajudá-las da melhor maneira possível.

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

RECEBA DICAS POR E-MAIL