Compartilhe

Terceiras Camisas – Um Duelo Entre Tradição e Cofres Cheios

Bola chuteira

A última década representou uma grande mudança no futebol brasileiro no que diz respeito a marketing esportivo. Responsável por ser uma das principais fontes de receita para os clubes nos dias de hoje, esse departamento ganhou uma importância cada vez maior e investiu em diferentes formas de aumentar seus lucros, entre elas a criação das terceiras camisas.

Criticado por alguns, cultuado por outros, o uniforme alternativo é inegavelmente uma forma consolidada de aumentar as receitas com a venda de produtos oficiais. A modalidade, que já é tradicional na Europa, ganhou espaço nos últimos anos no Brasil e persiste em 2013, mesmo com a resistência de algumas pessoas, que consideram as terceiras camisas uma fuga das tradições.

Modelos alternativos e comemorativos

Alguns daqueles que defendem o uso dos uniformes alternativos argumentam que, além de bonitas, essas camisas não ferem a tradição dos clubes, já que elas são utilizadas apenas em algumas situações. Esse ponto de vista não deixa de ser verdadeiro, já que a maioria das equipes raramente utiliza esses modelos em suas partidas oficiais.

Outro argumento bastante utilizado pelos defensores dessa prática é que, apesar de as cores às vezes serem diferentes, algumas relembram o passado do time. É o caso do modelo azul utilizado pelo Palmeiras em 2009, que homenageou as origens italianas do Palestra, o seu antigo nome. Quem também investiu na cor azul foi o Santos e o Vasco, que também possuem ligação com a cor na sua história.

A outra posição

A história recente dos terceiros uniformes também traz exemplos do emprego de cores que pouco tem a ver com as tradições dos clubes. É o caso do terceiro uniforme roxo utilizado pelo Corinthians em 2008, que apostou nesta cor e causou polêmica, mas também fez grande sucesso.

Terceiro uniforme jogo corinthians

O Palmeiras, grande rival corintiano, também inovou em 2008 ao apostar no verde limão e vendeu muitas camisas, assim como o Internacional de Porto Alegre, que utilizou um uniforme dourado para comemorar o seu centenário.

Terceiro uniforme jogo palmeiras

Por que comprar uma terceira camisa?

Anualmente, os fornecedores de material esportivo inovam com novos modelos de uniforme alternativo, o que não será diferente em 2013. Se você é colecionador de artigos de futebol, essas camisas não podem ficar de fora do seu repertório, pois são muito bonitas e podem ser usadas em diferentes ocasiões, inclusive para sair com os amigos.

Na atual temporada, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Santos e outros times já prometeram novidades não apenas nas cores, mas também no design das camisas. Você vai ficar fora dessa? Compre um produto de qualidade e ainda ajude o seu clube a aumentar as suas receitas.

Veja aqui os últimos terceiros uniformes lançados pelos times brasileiros

Atlético Mineiro não possuía terceiro uniforme no momento do fechamento deste artigo.

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

RECEBA DICAS POR E-MAIL