Compartilhe

Dicas De Presentes Para O Dia Do Farmacêutico

farmaceutico

O dia do farmacêutico é dia 20 de janeiro, ele estuda remédios, cosméticos e alimentos industrializados garantindo assim que suas fórmulas sejam seguras e eficazes. Sua atuação pode ser na pesquisa, análises clínicas, toxologia, homeopatia, produção e distribuição dos mesmos, mas só pode atuar se estiver devidamente registrado no conselho Regional de farmácia. No Brasil, o Conselho Federal de Farmácia regulamenta leis e atribuições da profissão.

O profissional de farmácia deve testar as substâncias que serão utilizadas em alimentos, perfumaria e remédios, para verificação de reações no corpo humano e ter a certeza que elas não causam danos a saúde e bem estar da população. No campo da pesquisa, pode atuar testando novas drogas e novos remédios até mesmo para doenças que hoje em dia não possuem cura ainda. No comércio, pode atuar no controle das vendas dos remédios, podendo também atuar na manipulação destes remédios, administrando e preparando as fórmulas conforme prescrição médica, uma maneira de ajudar na economia dos pacientes, já que os manipulados geralmente são de custos mais baixos que os remédios industrializados. Na industria controla a qualidade e inventa novas fórmulas no ramo dos cosméticos,também podendo atuar na área alimentícia,implantando novos métodos de processamento e fiscalizando com rigor sua produção.

A profissão de farmacêutico tem se tornado muito promissora em nossos dias,pois à medida que as exigências do mercado de trabalho vêm crescendo, novas vagas surgem. De acordo com pesquisa da ANVISA, sete em cada dez dos responsáveis pelas farmácias do SUS (Sistema Único de Saúde pública do Brasil) não são farmacêuticos formados e registrados no Conselho Federal. Fato alarmante, mas que por outro lado significa oportunidade de crescer na profissão, gerando uma competitividade saudável, bons salários e reconhecimento.

As primeiras bouticas surgiram no séc. X, os primeiros apotecários ou boticários que eram os farmacêuticos iniciais, tinham que pertencer a uma boa família, falar o latim, ter condição financeira favorável, ter boa redação e possuir uma certidão de cristianismo e moralidade. Eles cultivavam as plantas que seriam utilizadas e tinham de trabalhar a vista do público, para assim evitar a manipulação de espécies desconhecidas que poderiam ser consideradas como feitiçaria. No Brasil o primeiro curso reconhecido surgiu em 1832 no estado do Rio de Janeiro.

Este profissional está presente em todas as áreas da sociedade sendo muito importante para o bem público, por isso merece os parabéns e agradecimentos pelo seu dia e por todo o trabalho realizado durante todo o ano.

Boas dicas de presentes para este profissional seriam camisetas personalizadas com palavras de carinho sobre a profissão; chaveiros; canecas com a oração do farmacêutico; gravatas com desenhos de comprimidos; porta-moeda em formato de caixas de remédios; bótons com slogan do curso de farmácia; bonecos em miniaturas de farmacêuticos; canetas personalizadas; ímã de geladeira em formato de seringa ou de vidro de xarope; sacolas bordadas com a oração ou com o símbolo do curso, entre outros. Na verdade seriam apenas lembrancinhas, pois nenhum presente seria capaz de homenagear esta profissão em toda a sua grandeza e generosidade.

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

RECEBA DICAS POR E-MAIL