Compartilhe

Dia do Zootecnista – Confira Dicas de Presentes para Dar

Dia do ZootecnistaNo dia 13 de maio é comemorado o dia do zootecnista, e para presentear esse profissional tão importante para o desenvolvimento do país, nada melhor que presentes temáticos.

Livros e vídeos sobre o tema são opções muito úteis para os zootecnistas. Mas se a ideia é dar presentes criativos, aposte em bibelôs ou objetos que fazem referência à profissão ou crie um quadro de fotos da pessoa atuando para que ela guarde de recordação.

A zootecnia é uma profissão relativamente nova, sendo que sua formação superior no Brasil não tem mais de 40 anos de existência. Apesar disso, a área tem atraído cada vez mais estudantes que querem se formar na profissão e conta com mais de 11 mil zootecnistas graduados.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, zootecnia não é a mesma coisa que medicina veterinária. O zootecnista tem como principal atuação a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que visam a reprodução de animais (incluindo a fertilização in vitro), controle de natalidade, prevenção de doenças, entre outras responsabilidades. Já o veterinário tem como principal atividade o diagnóstico e a cura dos animais.

Foi a zootecnia, por exemplo, que chegou ao desenvolvimento dos ovos com baixos índices de colesterol, uma descoberta extremamente importante para a saúde humana. Além disso, o zootecnista controla e zela pela criação de animais de abatedores, garantindo que a carne e o leite não sejam contaminados e prejudiquem os consumidores.

Atualmente há cerca de 20 cursos superiores reconhecidos em zootecnia, sendo que a maioria se concentra em São Paulo e no Paraná. Um dos melhores cursos de graduação em zootecnia do país é o oferecido pela Universidade de São Paulo (USP), segundo o Guia do Estudante 2011 e o Ministério da Educação (MEC).

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

RECEBA DICAS POR E-MAIL