Dia do Professor: Dicas de Presentes Carinhosos


No Brasil, a relação entre os alunos e o seu professor é muito forte, especialmente nas primeiras séries do primário. Em nenhum outro lugar no mundo as crianças podem chamar os membros do corpo docente de tios e tias, como se eles fossem os melhores amigos dos seus pais. Até mesmo os alunos mais velhos ou os adultos, no 2º grau ou na faculdade, acabam desenvolvendo uma enorme afeição pelos seus professores. Por isso, presentear aquele que, na nossa cultura, nos ajuda no dia a dia a nos tornar quem somos, é muitas vezes um prazer, mas, também, um desafio.

dia professor Dia do Professor: Dicas de Presentes Carinhosos

Os presentes mais tradicionais são os vasinhos de flores, para as professoras, e loção de barba, para os professores. No entanto, há muito espaço para a criatividade. Dicas de presentes interessantes são os blocos de notas personalizados, que podem ser feitos pelos alunos em sala de aula e funciona tanto para crianças quanto para turmas de alunos adolescentes. O que muda é a imagem que vai ser impressa nas folhas do bloco.

As crianças podem soltar a imaginação e fazer desenhos em homenagem ao professor. Os pais, em casa, vão então escanear a imagem (também funciona fotografar com a câmera digital ou o celular). No computador, a imagem dever ser aberta num editor e transformada em marca d’água. Com a primeira cópia impressa, tiram-se várias fotocópias do trabalho e juntam-se as folhas com uma espiral – as papelarias costumam fazer os furos a pedido do cliente. A capa pode ser em cartolina e decorada com adesivos, cola colorida, purpurina, etc. Já os adolescentes podem preferir fazer as folhas do bloco com uma foto da turma toda ou do professor.

presente1 150x150 Dia do Professor: Dicas de Presentes CarinhososCamisetas, bonés e canecas personalizadas também têm agradado muito os docentes, que as usam no ambiente de trabalho e fazem a delícia dos alunos. Assim, eles ficam sabendo que o seu presente foi apreciado. As caixas surpresas também são bons presentes para professores. São lembrancinhas simples de fazer e que contém um significado especial para quem oferece e para quem recebe. Ela pode ser feita com uma caixa de sapatos, encapada com um papel de presente, e preenchida com os objetos que enviarão uma mensagem carinhosa ao mestre. A mensagem “Obrigado por iluminar o meu caminho” pode conter velas coloridas e perfumadas, ideal para um jantar à luz de velas ou para perfumar a casa do professor.

Há várias outras dicas de presentes de acordo com cada disciplina. Livros personalizados para os professores de português e literatura, com poesias escritas pelos alunos ou coletâneas dos autores preferidos do professor. Um mapa do tesouro até o seu presente pode trazer um grande sorriso ao professor de Geografia. Um objeto antigo e de bom gosto como uma imitação de um relógio de bolso, ou um pingente para fotos, pra pendurar no pescoço com um cordão, ou um porta-retratos de aparência antiga para o professor de história. Os professores de matemática podem ter bons momentos de lazer com jogos de cálculos, como Sudoku, ou o cubo mágico – muitos adultos adoram brincar com eles! Para o professor de biologia, algo vivo: sementes para plantar os próprios vegetais. Ou quem sabe uma versão estilizada da cadeia evolutiva? A imagem original pode ser encontrada na internet ou desenhada pelos alunos, e o corpo do homo sapiens pode ter a cabeça do professor.

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

6 Respostas para “Dia do Professor: Dicas de Presentes Carinhosos”

  1. larissa

    eu achei lindoooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode utilizar estas TAGS: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>