Compartilhe

Dia do Nordestino – Contribuição para a Riqueza Cultural do País

Dia do Nordestino    No dia 08 de outubro comemora-se o dia do nordestino. As condições climáticas não favoráveis do sertão e a grande oferta de emprego em outras regiões são os principais fatores para a migração nordestina que vêm acompanhando a história do nosso país. Na região sudeste o número de nordestinos ultrapassa a metade da população dos estados que o compõem.
Os nordestinos colaboraram para a construção de cidades como São Paulo e Brasília, nesses e outros estados encontra-se uma miscigenação de ambas a região; comum em nosso país. Os estados que compõem a região nordeste são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Esse espaço geográfico apresenta uma diversidade cultural extensa, composto por manifestações diversas como o carnaval, que é um dos mais populares eventos dessa região. Milhares de turistas são atraídos para o carnaval nordestino.

No nordeste tem como outras manifestações culturais a dança do coco; considerado um desabafo da alma do sofrimento nordestino e as festas juninas que representam os elementos culturais do nordeste muito bem como as músicas, as culinária, danças, bebidas e a alegria que esse povo representa.
É comum entre famílias ter parentes e conhecidos nordestinos ou descendente de nordestino, para comemorar essa data, algumas dicas de presentes são válidas, principalmente se levar em consideração a região do nordeste que o presenteado é como, por exemplo, se a pessoa é baiana a presenteie com um lindo artesanato, são muito bem representados, variados e considerados presentes tradicionais nessa região. Ou até mesmo com um almoço típico da região nordestina caracterizada por seus temperos fortes e comidas apimentadas.
Modos de presentear um povo com uma cultura vasta e bem distribuída não faltam. Nada como um pouco de criatividade e cultura para representar seu valor.

 

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

RECEBA DICAS POR E-MAIL