Compartilhe

Dia do Geólogo – Uma Homenagem aos Profissionais da Terra

Dia do GeólogoO dia do geólogo é comemorado em 29 de maio. Esse profissional estuda e analisa a formação e a estrutura da Terra, assim como sua evolução e processos que pode sofrer ao longo do tempo em razão de acidentes naturais ou interferência humana.

Os geólogos têm conhecimentos e habilidades diversas, como a mensuração do solo, técnicas de escavações e implosões, cartografia, mapeamento, traduções de imagens de satélites, diagnósticos de áreas, utilização de equipamentos, classificação e identificação de fósseis e minérios, entre outras atividades. Essas funções do profissional formado em geologia são de extrema importância para a indústria e a construção, para o desenvolvimento de regiões, para a preservação do meio ambiente e para a segurança das comunidades.

O campo de atuação do geólogo é vasto. Existem oportunidades na iniciativa pública e privada, como empresas de terraplanagem, companhias de petróleo e minerais, usinas, agências de meteorologia e outras. O geólogo pode ainda se dedicar a pesquisas ou ao ensino.

Para se tornar um geólogo o profissional deve concluir o curso superior de geologia, que tem duração média de 5 anos e apresenta disciplinas como Geografia, História, Matemática, Química, Cartografia, Ecologia, Produção e Indústria, Mineração e outras. Atualmente cerca 20 de instituições do país oferecem a graduação em geologia, como a USP, a Unicamp e a Unesp.

Se você tem algum geólogo importante em sua vida, não deixa de homenageá-lo com presentes criativos no dia 29 de maio. Uma dica de presentes originais é personalizar uma pedra: providencie um minério bonito e pinte ou decore-o com frases ou desenhos que expressem o seu carinho e admiração. Flores, no caso de profissionais do sexo feminino, também costumam agradar, já que arranjos e buquês costumam agradar quase todas as mulheres.

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

RECEBA DICAS POR E-MAIL