Compartilhe

29 de Junho, Dia do Pescador – Dicas de Presentes

29 de junho, dia do pescador.Os pescadores são sujeitos que conhecem a natureza, entendem o mar, sabem olhar para a lua e ver a maré que vem. Levantam cedo para a labuta e parte com seu barco para onde a pescaria é boa.

Sua pesca, muitas vezes, é o alimento da família e, com a venda, o sustento da casa. Eles são personagens comuns no nosso país. A maioria vive em as praias pouco habitadas, e com a alta temporada, geralmente, consegue melhorar sua renda com o turismo.

Infelizmente, a subsistência dessas pessoas pode estar ameaçada pela pesca esportiva de pessoas não licenciadas, as quais não possuem consciência ambiental, portanto pescam quantidades superiores à permitida; a poluição das águas também compromete a vida dos peixes e, consequentemente, a dos pescadores.

Existem dois tipos de pesca: a exercida pelo proprietário do meio de produção, sozinho, em parceria ou sociedade, a artesanal; e a exercida por terceiros, contratados por empresas grandes, feita em embarcações, a que chamamos de empresarial. A primeira é responsável pelo abastecimento do mercado interno e a segunda é voltada a processos industriais e à exportação.

Dia do Pescador

A data 29 de junho foi escolhida para comemorar o dia do pescador por se o dia de São Pedro, o apóstolo pescador e padroeiro dos pescadores. O dia é uma excelente oportunidade para você que conhece de perto algum pescador e sabe como essa vida não é nada fácil e sabe o quanto ela é digna.

Dicas de Presentes

Há várias formas de se presentear esses trabalhadores. Desde gestos carinhosos, até lembrancinhas (como bonequinhos de pescador ou uma réplica de barco, chaveiro), e presentes mais elaborados como uma imagem de São Pedro, um kit de pesca ou uma cesta de presentes. Se for alguém bem próximo, uma camisa, um chapéu ou um boné são presentes para o dia do pescador bastante válidos.

Nesse dia, os valores dos presentes não importam muito, o que importa mesmo é lembrar e prestar homenagens a essas pessoas, que são muito mais que uma classe de trabalhadores; são representantes da cultura do nosso país.

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

RECEBA DICAS POR E-MAIL