Dia 12 De Novembro: Dia Do Diretor De Escola


dia do diretor de escola Dia 12 De Novembro: Dia Do Diretor De EscolaAlguns séculos atrás, para serem alfabetizados e adquirem outros conhecimentos, os estudantes precisavam frequentar classes improvisadas na casa de um professor ou em prédios públicos mal conservados. Este sistema de ensino mudou em 1889, com a Proclamação da República.

Desde então, Instituições de ensinos foram estabelecidas no país e a fiscalização dessas não poderia ser desempenhada a distância pelos inspetores. Era necessário ter alguém dentro da escola e, dessa forma, surgiu o cargo de diretor.

Competia a ele fazer a interlocução junto ao governo e definir as diretrizes pedagógicas e administrativas dos grupos. Quem exercia a função era frequentemente chamado para assinar artigos em jornais e revistas, fazer conferências e se tornar conselheiro de secretários de estado.

Hoje em dia, o diretor escolar precisa exercer funções importantíssimas que alcançam praticamente todos os setores da escola:

Como administrador necessita manter a escola sempre dentro das normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções e ser exigente no cumprimento de prazos.

Como pedagogo precisa valorizar a orientação pedagógica, a supervisão, o projeto pedagógico e a qualidade de ensino.

E como sociocomunitário deve se preocupar com a gestão democrática e a participação da comunidade.

Nada mais justo, portanto, ter um data dedicada ao diretor escolar. Aliás, uma não duas! Isso mesmo, no dia 18 de outubro todo país comemora o Dia do Diretor. E alguns estados comemoram o Dia do diretor escolar no dia 12 de novembro. Essa data comemorativa (seja ela 18 de outubro ou 12 de novembro) é uma excelente oportunidade para prestarmos homenagens, a essas pessoas que fazem toda a diferença dentro da instituição de ensino. Afinal, são verdadeiros heróis! Existem várias formas de homenagear o diretor escolar e uma delas é com presentes.

Vejamos algumas dicas de presentes:

1 – Porta-recado;

2 – Relógio ( despertador, de pulso ou de parede);

3 – Flores: Um arranjo com um cartão, é de muito bom gosto, além de acessível e carinhoso;

4 – Caneta: de preferência personalizada;

5 – Caneca personalizada;

6 – Carteira;

7 – Pasta de couro;

8 – objeto decorativo;

9 – Porta caneta;

10 – objeto decorativo para a sala do diretor;

11 – Cesta de Café da manhã.

Se na correria do dia a dia, não lhe sobrar tempo para comprar algum presente da nossa lista de dicas de presentes, uma simples ligação ou e-mail agradecendo pela dedicação e a coragem de exercer um papel tão sério e fundamental na sociedade é uma atitude simples que pode fazer toda diferença e já vale como presente.

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

Deixe seu comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode utilizar estas TAGS: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>