Compartilhe

Dia Internacional do Livro Infantil – Presente Para Criança

Dia Internacional Livro InfantilO dia 2 de abril é marcado por ser o Dia Internacional do Livro Infantil. Essa data foi escolhida para homenagear Hans Christian Andersen, um famoso escritor dinamarquês de obras infantis. Andersen ficou mundialmente conhecido por ser o precursor da literatura mundial infantil e foi um dos pioneiros em histórias e contos que não eram baseados em lendas do folclore, mas tinham um caráter inovador.

Os livros infantis devem ter uma fácil interpretação e geralmente trazem alguma lição. Estes livros de criança podem ser ilustrados ou não, e a diversidade de estilos é imensa: há histórias de animais, crianças, bruxas e muitos outros personagens que encantam os pequenos.

Em alguns lugares, principalmente em bibliotecas infantis ou livrarias, esse dia é comemorado com um grande evento para as crianças. Nesses eventos, as crianças ganham presentes e têm contato com diversos personagens que começam a ganhar vida por meio dos contadores de histórias ou dos apresentadores de teatro.

É essencial para as crianças que a leitura seja incentivada pelos pais desde pequenas. A leitura desenvolve a imaginação, criatividade e a cultura e auxilia a criar uma familiaridade com o mundo da escrita, facilitando a alfabetização, o entendimento de todas as outras disciplinas e o aprendizado da grafia correta das palavras.

Por isso o dia 2 de abril é uma data muito importante para o incentivo da leitura entre as crianças. Como comemoração, é interessante levar a criança em uma biblioteca ou livraria e deixá-la escolher o livro que ela mais se interessar. Como presente para criança podem ser dados livros que contem histórias famosas, como “A Bela Adormecida”, “Cinderela”, “Pinóquio” e muitos outros. Basta ter criatividade para fazer que o Dia internacional do Livro Infantil seja divertido e emocionante para as crianças.

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

RECEBA DICAS POR E-MAIL