Compartilhe

Dia das Crianças: Brincadeiras Criativas para as Crianças

O dia das crianças é comemorado no Brasil como em nenhum outro lugar. Os meios de comunicação fazem grande propaganda de brinquedos, mas também da importância da família e da saúde dos pequenos, assim como dos seus direitos como seres humanos. É pensando neles e no bem-estar das crianças que as escolas, geralmente, optam por proporcionar um dia de pura diversão para os alunos com presentes engraçados.

Divertidas brincadeiras para o Dia das Crianças.

Em vez de deveres no quadro, brincadeiras e jogos educativos – verdadeiros presentes para as crianças. Muitos dão inteira liberdade para que os alunos escolham as próprias atividades, como o jogo da velha ou da forca, o Stop e a batalha naval. Essas são dicas de brincadeiras que necessitam de muito pouco material, como papel e lápis ou mesmo usando o quadro e o giz, e pode entreter a molecada por horas a fio. Para o pátio da escola, os favoritos são a amarelinha, a corda de pular, ou corrida no saco e do ovo na colher. Ainda hoje, as brincadeiras antigas são as favoritas porque a sua simplicidade permite que sejam realizadas em praticamente qualquer lugar.

Para professores exigentes, que estejam mais preocupados com o desenvolvimento intelectual das crianças, há toda uma série de brinquedos e jogos que podem ser construídos na própria sala de aula. Qualquer caixa de papelão pode servir de base para um tabuleiro de damas, e as pedras podem ser tampinhas de garrafas. Palitos de churrasco podem receber uma pintura com guache e virar um jogo de pega palitos. Garrafas pet de refrigerante, palitos de churrasco e bolas de gude viram um jogo de equilíbrio: os palitos, previamente pintados, são colocados em furos na garrafa. A seguir, as bolas de gude são jogadas dentro da garrafa. O objetivo é tirar o maior número de palitos sem mover as bolas. Além de divertidos, esses jogos simples são ótimas dicas de presentes.

E que tal um porta lápis feito com latas vazias de leite condensado, ou de legumes cozidos, e pregadores de roupa de madeira? Os pregadores devem sem desmontados, e as molas devem ser guardadas pelos professores em lugar seguro. A seguir, as partes de madeira são coladas à volta da lata. Quando secar, o arranjo pode ser decorado com fitas, adesivos, tinta guache, purpurina… Outro favorito é o papel machê. O jornal velho e as revistas já lidas que os próprios alunos podem levar para a escola são dissolvidos numa mistura de farinha e água, que vira uma cola fina. Essa massa pode virar qualquer coisa que a criança quiser, desde cabeças de bonecos, que depois recebem um corpo de pano, como cavalinhos de madeira e fantoches. E as crianças ainda aprendem sobre reciclagem, uma ótima chance de falar sobre ecologia.

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário ou sugestão

RECEBA DICAS POR E-MAIL